A Conservation Practice foi criada para ajudar as instituições, os proprietários, promotores e projectistas no momento de intervir num imóvel ou conjunto histórico.
Apoiada numa experiência de 20 anos no sector patrimonial, a Conservation Practice oferece um variado conjunto de soluções que incluem o levantamento e diagnóstico de imóveis históricos, relatórios prévios, avaliação imobiliária, planos de segurança para monumentos e museus ou a análise económica e estratégica de instituições e projectos patrimoniais.
INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO
A intervenção em edifícios históricos implica um conhecimento profundo sobre a construção tradicional, do ponto de vista técnico, histórico e artístico. A decisão de intervir deve basear-se num diagnóstico que passa pela correcta identificação das técnicas construtivas originais, dos materiais tradicionais e respectivas patologias associadas. Com base neste levantamento, é possível determinar com rigor a condição física e respectivas medidas de restauro ou reabilitação. Assente numa longa experiência de levantamento, diagnóstico e projecto de restauro, a Conservation Practice disponibiliza os seguintes serviços:
- Levantamento de patologias
- Relatórios de condição física
- Aconselhamento técnico durante a fase de projecto
- Cadernos de encargo (conservação & restauro)
PLANOS DE SEGURANÇA
Do ponto de vista legal, o património histórico não é considerado uma infraestrutura crítica do país, logo não existe a obrigatoriedade de ter planos de autoprotecção associados a importantes monumentos. Em nosso entender, deveriam ter. Estes planos contemplam medidas de segurança, de emergência, de prevenção ou evacuação, entre outros, para todo o tipo de riscos identificáveis (incêndio, sismos, inundações, actos de terrorismo, etc.) no sentido de prevenir a sua ocorrência ou actuar correcta e atempadamente. Trabalhando em parceria com empresas especializadas na área da segurança, a Conservation Practice está vocacionada para:
- Análise de riscos
- Planos de autoprotecção
- Planos de emergência e evacuação
Avaliação Cultural
A consciência do valor patrimonial é hoje reconhecida pela sociedade, porém, no momento de actuar sobre um edifício histórico, muitas duvidas se colocam aos promotores e projectistas sobre o que deve ser respeitado ou como justificar técnica e culturalmente uma intervenção. A necessária actualização tecnológica e normativa (segurança, conforto, etc.) exige alterações que devem ser ponderadas e discutidas com as entidades de tutela. A Conservation Practice tem uma boa experiência neste campo, nomeadamente através de:
- Investigação histórica e patrimonial
- Avaliação cultural
- Peritagens
- Pareceres técnicos
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Em parceria com a Nova Conservação, a Conservation Practice introduz em Portugal um serviço especializado e inovador que pretende incorporar o emergente paradigma da conservação programada num novo serviço do mercado patrimonial: a manutenção de edifícios históricos. Através de um conjunto de simples acções de manutenção periódica, regular, pretende-se ajudar os proprietários ou gestores de importantes edifícios de valor cultural a conservá-los nas melhores condições de utilização e segurança. Para este fim, a Conservation Practice oferece duas soluções complementares entre si:
- Plano de manutenção para edifícios históricosO planeamento dos trabalhos de manutenção regular (rotinas) parte de um levantamento inicial dos edifícios (visita ao imóvel, registo gráfico e fotográfico), seguindo-se um breve diagnóstico que diferencia entre trabalhos de manutenção e acções de conservação e restauro. Um vez feito o reconhecimento espacial (dimensão, acessibilidades) e técnico (materiais, estado de conservação), organizam-se os trabalhos de manutenção de acordo com a prioridade, periodicidade e custos, para um horizonte temporal entre 5 e 10 anos.
- Serviço de manutenção para edifícios históricosAntecedido de um diagnóstico inicial, os trabalhos de manutenção são executados por uma equipa especializada de dois a três técnicos que visitam os edifícios, acedendo de modo práctico e rápido ao invólucro exterior (fachadas e coberturas), a fim de procederem à sua limpeza, a pequenas correcções e a uma inspecção geral de pontos críticos seguindo uma metodologia interna desenvolvida pela Conservation Practice (check-list de trabalhos, procedimentos e respectiva sequência). Após a conclusão dos trabalhos, tipicamente com a duração de um a três dias (de acordo com a dimensão, complexidade e acessibilidade do edifício),é apresentado um relatório final com fotografias ‘Antes&Depois’, bem como recomendações futuras, respectiva gravidade, urgência e custos previsíveis. Este serviço é por natureza plurianual, podendo o cliente optar por um contrato de prestação de serviços com duração entre três a cinco anos, prevendo uma ou duas visitas anuais ao imóvel para limpeza geral e reparação pontual das coberturas, tipicamente no início da Primavera e no final do Outono.
Monitorização
O desenvolvimento tecnológico contemporâneo tem tido reflexo nas crescentes exigências a que os edifícios históricos estão hoje sujeitos. Áreas como a segurança, o controlo ambiental, a bilhética ou as comunicações são exemplos do tipo de equipamento e infraestruturas que os bens culturais devem hoje incorporar. O conceito de ‘Smart Building’ aplicado a edifícios históricos é particularmente interessante, na medida em permite gerir de modo mais eficiente o conjunto de infraestruturas técnicas dos bens culturais, apresentando simultaneamente um vasto campo de inovação técnica e sustentável em áreas como a monitorização ambiental e estrutural, a conservação preventiva, a segurança ou a eficiência energética. A Conservation Practice em parceria com a Spira – Revitalização Patrimonial representam em Portugal o Monitoring Heritage System (MHS), um inovador sistema de monitorização especificamente aplicado ao património cultural, desenvolvido em Espanha pela Fundação Santa Maria La Real, que oferece os seguintes serviços:
- Planos de monitorização adaptados a cada edifício e tipo de utilização
- Estudos de pré-monitorização
- Instalação do sistema de monitorização
- Acompanhamento técnico e manutenção
- Apresentação de relatórios periódicos
ECONOMIA DO PATRIMÓNIO
A dimensão económica e social do património cultural encontra-se hoje indissociável das respectivas políticas de conservação e gestão. Justificar a alocação de recursos escassos ou quantificar os benefícios directos e indirectos para as comunidades tornou-se uma preocupação das entidades públicas e privadas, na procura de indicadores de eficiência financeira, cultural e social. Para este efeito a Conservation Practice oferece:
- Estudos de Impacto Económico e Social
- Análises Custo-Benefício ou Custo-Eficiência
- Análise de Impacto Comunitário
- Modelos de Financiamento e Gestão
Avaliação Imobiliária
O valor atribuído aos edifícios históricos, ditos com ‘charme’ ou com ‘patine’, nem sempre é reconhecido pelo mercado imobiliário, quer por falta de conhecimento ou pela ausência de metodologias apropriadas de avaliação. Por outro lado, as restrições impostas pelo estatuto patrimonial - muitas vezes através de medidas directas de protecção legal (edifícios classificados ou dentro de Zonas de Protecção) - são vistas pelo mercado e pelos promotores como entraves ao seu envolvimento. Consciente deste facto a Conservation Practice desenvolve os seguintes serviços:
- Investigação patrimonial
- Apoio à avaliação imobiliária
- Pareceres técnicos
CONSULTORIA
A gestão quotidiana de muitas instituições e empresas torna por vezes difícil a necessária avaliação periódica das suas decisões, investimentos e estratégias futuras. Este é processo moroso e exigente que requer uma visão abrangente, informada e isenta sobre o mercado e a sociedade. A Conservation Practice encontra-se especialmente bem preparada para dar resposta através de:
- Planos estratégicos
- Estudos de viabilidade técnica e financeira
- Análises de mercado
- Benchmarketing nacional e internacional
SEGUROS PARA EDIFÍCIOS HISTÓRICOS
No âmbito das estratégias preventivas para o património, a Conservation Practice tem procurado desenvolver produtos e serviços que apoiem os proprietários públicos ou privados na protecção dos seus bens imóveis, nomeadamente através de seguros específicos para a cobertura de riscos em edifícios históricos. Neste âmbito, a Conservation Practice oferece os seguintes serviços:
- Análise de risco
- Levantamentos e avaliações para efeito de seguro
- Soluções integradas de protecção
- Soluções comerciais de seguro para edifícios históricos